quinta-feira, 26 de março de 2009

História do Termalismo

A história da água como um agente terapêutico começa na pré-história. O homem observava que os animais feridos que bebiam a água das fontes com cheiros e sabores diferentes melhoravam rapidamente.
No princípio, a água era considerada como sagrada, como local de adoração. A doença era um castigo enviado por Deus, a cura era obtida pela ingestão da água que vinha do interior da terra.
Na Grécia, os Balneários eram chamados de Asclepias, de Asclepio, o Deus da medicina. As pessoas que tinham fé nos deuses acreditavam na cura pela água, e por isso os peregrinos visitavam esses locais onde eram servidos por sacerdotes. Hipócrates não acreditava que a fé curava, a doença era um desequilíbrio do corpo e para ele era necessário água, luz, dieta e relaxamento para o equilíbrio da vida. Para ele a hidroterapia era um meio de cura. As aplicações técnicas eram semelhantes às actuais: banhos, vapores, jactos de água e toalhas molhadas quentes.
Na época dos Romanos foram construídos banhos públicos por toda a Europa e as suas técnicas eram semelhantes às dos Gregos.
Na idade média o Termalismo europeu é abandonado sobretudo por influência da Igreja que nega o culto do corpo. Contudo, no mundo árabe as práticas termais ganharam importância neste período.
A partir do século XVII, verificou-se o renascimento do Termalismo na Europa, motivado por diversos estudos feitos por médicos que estudaram o desenvolvimento da hidroterapia nas suas valências curativas e preventivas.
Desde então, o Termalismo tem sofrido oscilações na sua procura acompanhando as tendências da medicina e da sociedade e dos seus hábitos.
Actualmente o Termalismo é procurado para tratamento e relaxamento.

7 comentários:

Unknown disse...

Texto muito interessante e bem escrito. Os meus parabéns caras amigas :)

Rogério Carvalho disse...

Muito interessante, tive gosto em saber as origens do termalismo.

A justificação é bastante credivel.

Anónimo disse...

Por acaso o vosso texto não foi "baseado" no de este site:

http://www.villatermal.com/portugues/historia.php

passo a citar:

História

O uso da água como agente terapêutico é muito antigo. As antigas tribos que habitavam nas cavernas, observavam como os animais feridos ou doentes que se aproximavam dos mananciais de água que estava quente ou que tinha um sabor ou odor diferente ao normal, se curavam ou melhoravam notavelmente. É assim que começou a consideração da água como um elemento sagrado.

Época Grega.

Nesta época os balneários se denominavam "asclepias", de Asclepio, deus da medicina. Mas para Hipócrates a fé não era razão suficiente para a curação, considerava a hidroterapia como método terapêutico de primeira ordem.

e o texto continua...

Fátima Patrícia disse...

Bom dia, contacto-vos porque gostaria de propor a divulgação no vosso blog de um inquérito académico referente ao termalismo.
Este inquérito está inserido no meu Projecto final de curso, e seria óptimo se lhe dessem visibilidade.

Atenciosamente, Fátima Santos

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dEU2LThVSGl5RWJEZXZVaDVGdlppU2c6MQ

Anónimo disse...

What's up, after reading this remarkable piece of writing i am too delighted to share my familiarity here with friends.

Feel free to visit my web site Www.Sfgate.Com

Anónimo disse...

What's up to all, how is all, I think every one is getting more from this website, and your views are fastidious for new visitors.

Feel free to surf to my site - sportadatbank.hu

Anónimo disse...

Of program, this variety of unit will have to be hard
to use, correct? This scan instrument package expenses around $150.


Stop by my website: g4tc.micspam.com