quarta-feira, 25 de março de 2009

Termas de São Pedro do Sul

Breve Resenha Histórica

Os mais antigos testemunhos da utilização das águas termais no local onde hoje se localizam as termas de S. Pedro do Sul têm mais de 2 mil anos. Mas são dos romanos, que difundiram por todo o mundo ocidental a magia das águas termais, os mais importantes e antigos vestígios patrimoniais: ainda hoje se podem ver várias componentes em pedra do que foi o Balnearium Romano construído nos primeiros anos do século I.
Em 1152, D. Afonso Henriques, reconhecendo a crescente importância da vila onde brotavam tão especiais águas, concedia o primeiro foral à Vila do Banho. E é o próprio rei de Portugal que, em 1169 após fractura da perna, sofrida na batalha de Badajoz, vai recuperar para as actuais termas de S. Pedro do Sul.

Características Físico -Químicas

A Água Mineral Natural das Termas de São Pedro do Sul é, na sua mineralização de base, bicarbonatada, sódica, carbonatada, fluoretada, sulfidratada e fortemente silicatada, na sua mineralização total 303,4 regista ainda uma sulfuração total 22,8 com um pH de 8,89 e uma temperatura na emergência de 68,7ºC.

Indicações terapêuticas
Doenças do foro hematológico
Doenças do foro respiratório
Medicina física e de reabilitação

Tratamentos termais
Imersão geral
Imersão geral com bolha de ar ou aerobanho
Hidromassagem (manual e auto matizada)
Piscina colectiva
Vapor parcial (coluna/membros)
Duche geral ou regional
Duche de Vichy (massagem)
Duche de jacto
Duche de cachão
Foro respiratório
Irrigação nasal
Inalação (fomentação, nasal e boco - faríngea)
Emanatório (colectivo, individual)
Nebulização
Aerossol

Fisioterapia
Ondas curtas
Ultra sons
Parafango
Massagem
Microondas

1 comentário:

Patrícia disse...

Aguas quentinhas...

E boas, uma x andava com um problema numa unha(c/ a pele a sair toda e a ficar em carne viva) passei la só olheio dedo e passou como por milagre...